quarta-feira, 21 de julho de 2010

Urban Assault/Freeride – Paixão, carinho e dor

Fala pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim.

Resolvi falar hoje sobre o ciclismo extremo, em especial o Urban Assault (UA) e o Freeride (FR), esportes que eu pratiquei. Para quem não conhece nenhum dos estilos, o UA segue uma linha variante do FR, porém na cidade.

O UA consiste em um esporte onde o praticante aproveita obstáculos, escadarias, quedas, gaps e tudo mais que vier pela frente. Com uma certa pitada de Street (definição para bikers que praticam manobras na rua), o UA é um dos esportes que mais crescem no Brasil.

O grande problema ainda está no alto valor dos equipamentos, acessórios e locais para a prática do esporte. Uma boa bike tem um preço mínimo de R$ 2.500,00, podendo chegar até 16.000,00 (utilizam-se bikes sem suspensão, com suspensão dianteira ou suspensão dual, conhecidas como full).

Abaixo, um vídeo exemplificando a prática do UA (na verdade, mais para street):



O FR é um esporte mais extreme (agressivo) em trilhas de média/alta dificuldade, geralmente todas em descidas. Não necessáriamente se pratica o FR em trilhas, podendo o praticante usar somente uma parte de uma montanha, morro ou até mesmo um nort shore (trilha de madeira fina).

O esporte também é caro e utiliza basicamente as mesmas bikes utilizadas no UA, porém, mais incrementadas e adaptadas para trilhas.

Vídeo de amostra do esporte:



Existem enormes variantes desses esportes como o sloop style, downhill (são corridas com tomada de tempo em trilhas ou até mesmo, escadarias urbanas), o dirt jump (saltos em rampas de terra), etc.

Há muito tempo eu tenho um certo receio de tocar neste assunto pois foi por causa desta enorme paixão que hoje eu não posso mais praticar esportes extremos (coisa que eu amo de paixão). Para quem não sabe, há quatro anos atrás eu sofri um acidente onde fraturei o coccix em quatro partes, nunca mais ficando como deveria estar (idiota eu, né?).

Em breve eu editarei este post e colocarei algumas fotos minhas em ação.

Algumas referências para vocês curtirem o esporte:
http://www.urbanriders.com.br/ (site de um grande amigo).
http://www.pinkbike.com/ (site de fotos de pilotos em ação).

É isso aí galera.

Abraços a todos.

Um comentário:

  1. Ae mano! Muito loco o blog. E essa foto macabra atrás? O lado sombrio do FG (risadas do mal), hahahaha.

    Legal o post mano!

    Parabéns mesmo. Se você for falar de músicas, me dá um toque em posts novos, alguns eu vou puxar no meu blog e te dar os devidos créditos.

    Colocarei seu blog nos meus links de recomendados!

    Valeu mano!!!

    ResponderExcluir