quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O processo natural da vida - Memórias de um Religioso

Digamos que a grande maioria que lê este blog crê em Deus, ou acredita em uma força superior, algo que realmente “criou” o universo ou em alguma coisa que realmente seja oculta. Na maioria das vezes isto vem de cultura, de pai para filho, tradição, família e convivência.


É comum dizer que tudo o que aprendemos sobre forças superiores e até mesmo a crença em algo, ou a devoção a uma determinada religião é uma conseqüência natural dos costumes diários que são estabelecidos pela vida, mas não é comum ouvir ou sentir das pessoas uma mudança comportamental por opinião própria.

Sou um típico católico apostólico romano não “frequentante”, que representa a grande maioria que segue esta religião. Porém, sou um não “frequentante” por opinião própria, ou seja, não segui a conseqüência natural da vida. Eu segui o processo natural da vida.

Para seguir este processo, preferi conhecer, estudar e me atualizar sobre tudo. Nestes poucos trinta e dois anos de vida que tenho, passei por diversas religiões com o intuito de aprender, conhecer, levantar e principalmente discordar por opinião própria. No meu ponto de vista, é aí que está uma das grandes essências da vida. O livre arbítrio. Mas algumas pessoas confundem o livre arbítrio com liberdade de execução. Prefiro pensar que seja a liberdade de escolha embasada em uma doutrina do próprio coração.

Isto me fez aprender sobre tudo e todos, sobre costumes, crenças, tradições, rituais e sentimentos. O que eu quero dizer é que é possível crer em Deus ou algo superior sem termos que nos apegar a rótulos ou nomes de designação. Não me esqueço mais da frase “acima a fé, abaixo a religião”. Como um bom metaleiro que sou, por muito tempo fiz dessa frase um hino, porém, hoje prefiro pensar que as pessoas devem sim se apegar a alguma coisa, nunca esquecendo que a fé é o princípio de tudo.

Todos os dias pela manhã eu levanto, faço meus exercícios corporais, falo com Deus (não preciso de orações, rezas e devoções para falar com ele) e vou para o meu tradicional banho, para limpar o corpo da sujeira e de toda a impureza do dia passado.

Depois de colocar tudo isto em pauta aqui para você, leitor, quero deixar bem claro que o único objetivo que eu tenho com este texto é de deixar uma mensagem de liberdade de pensamento, opinião e sentimento. Seja você mesmo, faça sua própria escolha, não se rotule. ESTUDE, ENTENDA, SINTA.

Só com isto você notará que o processo natural da vida é mais simples do que possa imaginar. Digo isto, pois nesta minha atual fase, estou mais feliz comigo mesmo do que quando levava uma vida rotulada e metódica, com muitos objetivos e pouca felicidade.

Hoje eu tenho sentimento, amor próprio, fé, saúde, felicidade e mais – companheirismo. É verdade, o companheirismo apareceu em minha vida e cada vez mais, Deus (em quem eu creio) faz com que as coisas venham a fluir de forma totalmente natural. Tão natural que parece ter reservado um momento especial para o daqui em frente. Tão natural que as coincidências são enormes. Tão natural que mostra que a união entre pessoas deve ser mais que uma junção – deve ser na forma de respeito ao próprio espaço, onde um mais um realmente são dois. Deus esteja sempre no coração da pessoa que me mostrou isto.

Gosto de minhas manias, dos meus desejos, dos meus amigos, das minhas ambições, da minha virtuose e de tudo que me deixa feliz.

Seja feliz. Deixe que tudo em sua vida aconteça em um processo, nunca em uma conseqüência, mesmo que natural. Quem vive de conseqüências se entrega e não entende o real sentido da vida.

Beijos a todos.

2 comentários: