segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Educação não é para todos



Por volta dos meus oito ou nove anos de idade, eu e meus irmãos fomos instruídos pelo meu pai e pela minha mãe a respeitar qualquer pessoa, independentemente de ser mais velho, mais novo, mais rico ou mais pobre.



            A regra do “Bom dia”, “Boa tarde”, “Boa noite”, “Por favor” e “Obrigado” tornou-se uma constante em nossas vidas, fazendo com que eu e meus irmãos nos tornássemos crianças extremamente educadas.

            Dizer “Senhor”, “Senhora”, “Doutor”, “Doutora” também estava dentro do vocabulário ao qual fomos instruídos: - Usar Senhor(a) para os mais velhos e Doutor(a) para os médicos. Era isso que sempre tínhamos como instrução.

            Crescemos utilizando este aprendizado e sempre fomos muito felizes com isto. Utilizávamos isto para nossos patrões, para nossos amigos, para nossos parceiros de trabalho, para policiais, enfim, para uma gama vasta de pessoas.
            Sempre nos ensinaram que a educação faz o homem. E é verdade, não posso discordar da minha mãe e do meu pai nestas horas.

            Mas o tempo passa e com isto, acabamos nos relacionando com pessoas que não sabem, ou talvez não queiram utilizar isto como parte de suas vidas. Na verdade, sinto que quase todas as pessoas perderam este costume consagrado de respeitar o ser humano.

            Não ouvimos mais isto de ninguém. Não ouvimos mais isto em lugar algum. As pessoas estão secas, sem sentimentos, sem vontade ou sem a mínima preocupação de respeitarem as outras pessoas.

            Infelizmente o mundo acabou se tornando um antro de obrigação. As pessoas trabalham por obrigação, lhe atendem por obrigação, lhe retornam por obrigação e lhe cobram por obrigação.

            Ser atendido hoje em dia em um caixa de supermercado é uma das coisas mais traumatizantes que existem. Claro, todos nós temos nossos problemas e nossos dias de fúria, mas e o respeito? Onde ele entra? Quer dizer então que todo o dia que eu tiver um dia ruim eu maltratarei alguém?

            Mas é compreensível. Isto é culpa dos pais de atualmente. Dos pais que instruem que seus filhos são poderosos e cheios de si mesmo. Dos pais de um passado que fizeram de seus filhos, máquinas de sucesso sem felicidade.

            De que adianta ter sucesso sem felicidade? Difícil dizer. Isto depende de cada um, não é?
            Mas de uma coisa eu sei - A educação não é para qualquer pessoa.  Educação é como mascar chiclete: Se você masca um chiclete de boca aberta, não adianta de nada sorrir. Você literalmente não teve educação.

            O mesmo vale para a forma de tratar as pessoas: De que adianta não tratar bem as pessoas e manter o sorriso pelos ares? Você literalmente não tem educação também.

            A educação não é para poucos, e sim, ela não é para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário