quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Futebol, condução, bicicleta e cultura.

No conjunto geral, o Brasil é conhecido como o país do futebol, que possui os melhores jogadores, times de ponta, técnicos excelentes e campeonatos eletrizantes. Tudo isso, sem falar sobre a seleção “canarinho”, cinco vezes campeã mundial.

Os brasileiros se orgulham muito desses fatos, pois, como sabemos, é um povo sofrido, simples, de acesso a cultura de uma forma mediana e no geral, com poucos recursos para conhecer o mundo a fora. Claro, em minha opinião, o acesso a cultura não é tão complicado assim, como por exemplo, os SESC’s existem e são de fácil acesso, e possuem diversas programações culturais gratuitas. Para ir a um SESC, basta um trem, metrô ou ônibus no fim de semana.



Mas andar de condução em São Paulo parece ser uma lástima para a grande maioria. Trens lotados, o metrô não dá conta do recado, o ônibus que não ajuda por causa dos corredores criados, e por aí vai. São desculpas, desculpas e mais desculpas para justificar o não conhecimento e a não cultura.

Eu morei por muitos anos em Suzano, onde pegava o trem para ir trabalhar às 5:15, descia na estação do Brás às 6:15, pegava outro trem para a estação da Luz e descia a rua Prates inteira a pé para fazer o meu serviço diário. O retorno era o mesmo, porém, quando chegava em Suzano, ainda ia para o colégio estudar, voltando para casa apenas às 23:00. Tudo isso, eu fazia sempre com sorriso no rosto, sempre contente e sorridente. Mesmo após a semana puxada, tinha fôlego nos fins de semana para os meus passeios e por nem por isto eu ficava desanimado.

Uma grande opção para se fazer passeios aos fins de semana é fazer o uso de bicicletas. Elas te levam para qualquer lugar sem custo algum e em muitos dos passeios, você encontra bicicletários para acomodá-las. Para fazer um bom passeio, basta um aparelhinho de MP3, um bom rock and roll e uma ida a qualquer parque de São Paulo, como por exemplo, o parque Villa Lobos, na zona oeste de São Paulo.

O acesso é gratuito, a estrutura é maravilhosa e além de tudo isso, o parque possui uma programação cultural aos fins de semana. Que bacana, não é? Tudo bem, pode ser que alguém diga que as vias não estão preparadas para acomodar os ciclistas, que os motoristas não os respeitam e mais blábláblá do que whiskas sachet (quem se lembra desse comercial, entenderá o whiskas). É aí que entra a boa vontade.

Todos nós podemos fazer um belo passeio ao sábado ou domingo sem gastar um real sequer. Basta ter boa vontade, dar uma olhadinha no jornal gratuito que é entregue nos semáforos e escolher o passeio. Depois, é pegar a bike, sentar o traseiro e ir se divertir. A cidade está aí para todos, com todos os seus eventos, disponibilidades e alegrias. Basta olhar as coisas com outros olhos.

Viva São Paulo,

Polo cultural brasileiro

Um comentário:

  1. Oi primo!
    Nossa! Estou escrevendo um post sobre o SESC... haha
    Vou falar extamente sobre isso... As opções que temos de passeios, gastando pouco. Bem legal!
    Um beijo!

    www.tjmisturado.blogspot.com

    ResponderExcluir