Poucos sabem, e eu também não sabia, que a música Whiskey in the Jar é mais antiga e tradicional do que apenas um rock tocado pelo Thin Lizzy, em meados de 1970. A canção é tradicionalmente cantada pelos irlandeses por centenas de anos.
Acredita-se que ela é baseada na canção “Patrick Fleming”, que fala sobre um salteador irlandês que foi executado em meados de 1650, porém, não se tem a idéia exata de suas origens. Alan Lomax, um historiador folclórico, sugere que a canção tenha originado por volta do século XVII. A música trata a história de um salteador que, após assaltar um oficial militar, foi traído por sua esposa ou amante (não se sabe ao certo). Diversas versões desta música são executadas em províncias irlandesas, como Kerry, Cork, Gilgarra e Sligo.
É certo que a música é executada tradicionalmente nos Estados Unidos da América em versões diferentes. Uma das versões é de Massachussetts, que trata de um soldado irlandês que foi condenado à morte por assaltar oficiais britânicos. Dependendo a localidade onde os irlandeses colonizaram, o nome e a patente do personagem também mudavam, sendo capitão ou coronel, passando-se por Farrel ou Pepper. A esposa ou amante, pode se chamar Molly, Jenny ou Ginny, entre outros nomes.
A música já foi executada por várias bandas, algumas delas mundialmente conhecidas. A primeira execução de sucesso, veio com a banda The Dubliners, em meados de 1950, que a gravaram em três álbuns diferentes. Após a execução de sucesso, veio a gravação efetuada por Thin Lizzy, que fez muito sucesso por volta de 1970. O Metallica é responsável pela sua execução de maior sucesso em meados de 1998.
O fato é que a música é um sucesso internacional e tradicionalmente cantada por todos os públicos que a ouvem. Whiskey in the jar, realmente é uma bela canção, em qualquer estilo executado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário